Histórico do Evento

A proposta aqui apresentada visa à realização do I Simpósio Maranhense sobre Determinantes Sociais da Saúde, que congregará diversos segmentos da comunidade acadêmica, graduação e pós-graduação de Instituições de Ensino Superiores Públicas e Privadas; sociedade civil organizada e representantes do poder público.

                  O tema “Determinantes Sociais da Saúde (DSS)” foi proposto inicialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2005, quando da criação da Comissão sobre DSS que projetou a discussão em escala global. O movimento sobre DSS traz a tona o impacto das desigualdades socioeconômicas na saúde pública; assim, os determinantes econômicos e sociais passam a investigados como causas dos agravos que acometem as populações.

                  Em 2005, o Brasil, pioneiramente, engajou-se ao movimento dos DSS ao institui, por decreto presidencial, a Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), composta por representantes dos mais diversos segmentos. Em 2008, a CNDSS finalizou o relatório intitulado “As causas sociais das iniqüidades em saúde no Brasil”, tornando-se documento referências para as discussões e diretrizes do movimento.  Em 2011, realizou a Conferência Mundial sobre DSS, realizada no Rio de Janeiro e divulgou a necessidade dos princípios da equidade, intersetoridade e “[...] ações organizadas por políticas públicas baseadas em evidências que incidam sobre os determinantes sociais da saúde” (PELLEGRINI FILHO, 2011, p.1).

                  Em 2013, como desdobramento da Conferência Mundial, Recife-PE sediou a 1ª Conferência Regional sobre Determinantes da Saúde no Nordeste, ratificando a importância do tema e com o objetivo de debater estratégias para minimizar os impactos das desigualdades socioeconômicas na saúde públicas, sobretudo da Região Nordeste, historicamente marcada pelas desigualdades. 

Os eventos pretéritos se caracterizaram sempre por promover o tema DSS; ratificando a necessária interpretação do conceito holístico de saúde. Destacaram ainda, que é indispensável trabalhar promoção à saúde consubstanciando os vários segmentos da sociedade e suas condições socioeconômicas.

                  A realização do evento em São Luís-MA, em 2015, subsidiará ainda mais a consolidação do movimento dos DSS e contribuirá para que a temática esteja inserida na agenda das Políticas Públicas, considerando as desigualdades socioeconômicas e os agravos à saúde, na capital, e no Estado do Maranhão.